Apresentação

O IV Seminário de Educação do Campo, promovido pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, sob a coordenação do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Contemporaneidade, tem como objetivo dar sequência ao intercâmbio entre pesquisadores, estudantes pós-graduandos, graduandos, educadores e integrantes dos movimentos sociais, que se têm dedicado à pesquisa e aos estudos sobre a Educação do Campo iniciado em 2010.
O avanço da educação do campo torna-se inquestionável, sobretudo quando se considera que os seus sujeitos através de seus respectivos movimentos, conseguiram mobilizar até mesmo o poder político, a partir do qual tornou-se uma obrigação nacional. Deve-se ter em conta de que ela teve seu início como prática reumanizadora no seio dos movimentos sociais, alcançou o consenso entre as diversas categorias da classe trabalhadora do campo e conseguiu constituir uma ampla frente de apoio também entre intelectuais, frações dos setores médios da sociedade e de políticos progressistas.  
Esse avanço da educação do campo, contudo, dado ao campo de forças onde ela está inserida, não significa que o campesinato tenha conseguido assegurar a sua reprodução social em condições dignas de vida, ou mesmo que se tenha tornado numa força política suficientemente robusta para assegurar a implementação,  tanto das medidas necessárias para a transformação social do campo, no sentido da justiça social, como para tornar realidade no meio rural brasileiro, a consolidação, na prática, do Decreto 7.352 de 04.11.2010  que institui a Educação do Campo.

Objetivo Geral:

Promover o encontro com pesquisadores e educadores do campo para socializar as pesquisas e experiências, e contribuir com perspectivas de elaboração de políticas, práticas e referências adequadas à realidade do campo.

Objetivos específicos:

  • Reunir pesquisadores e educadores da Educação do Campo para apresentarem e debaterem os estudos e experiências desenvolvidas no âmbito local, regional e nacional;
  • Avançar no processo de integração e constituição de uma rede regional de pesquisadores e educadores do campo;
  • Fortalecer formas e meios, de modo permanente, de socialização e divulgação das pesquisas e experiências em educação do campo.




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